February 25, 2011

Blogger ou Google sites?





Um blogue não é o melhor formato para os conteúdos que pretende disponibilizar?
E que tal experimentar o Google sites?


February 20, 2011

The linguistic genius of babies

«At TEDxRainier, Patricia Kuhl shares astonishing findings about how babies learn one language over another -- by listening to the humans around them and "taking statistics" on the sounds they need to know. Clever lab experiments (and brain scans) show how 6-month-old babies use sophisticated reasoning to understand their world.»



About Patricia Kuhl: Patricia Kuhl studies how we learn language as babies, looking at the ways our brains form around language acquisition

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Patricia Kuhl: The linguistic genius of babies
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February 13, 2011

Video: Prezi Meeting in the classroom

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Quase 35% dos alunos portugueses de 15 anos chumbou pelo menos uma vez

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Quase 35% dos alunos portugueses de 15 anos chumbou pelo menos uma vez


Quase 35 em cada 100 alunos portugueses de 15 anos repetiram pelo menos um ano de escolaridade durante o ensino básico, segundo um estudo da Comissão Europeia divulgado hoje e que analisou 31 países.
Portugal é o quinto país entre 31 com mais retenções
Segundo o relatório “Taxas de Retenção durante a Escolaridade Obrigatória na Europa”, Portugal regista relativamente àquele indicador uma taxa de 34,5 por cento, apenas ultrapassada por quatro países: Bélgica – Comunidade Francesa (37,1%), França (36,5%), Luxemburgo (36,1%) e Espanha (35,3%).

O estudo abrange todos os estados-membros (31), Islândia, Noruega, Turquia e Liechtenstein, e analisa de forma comparativa como é que as retenções são aplicadas nas escolas dos vários países.

É concluído que a este nível as práticas variam muito entre países: o facto de o aluno repetir um ano de escolaridade pode depender mais da cultura educativa do que efectivamente do seu desempenho.

“A existência de uma cultura de retenção é a razão pela qual a prática é mais usada em determinados países. Nestes, a ideia de que a repetição é benéfica para os alunos continua a prevalecer. Na Europa, é sobretudo na Bélgica, Espanha, França, Luxemburgo, Holanda e Portugal que esta convicção persiste”, lê-se no documento.

A progressão automática está estabelecida oficialmente em países como a Islândia e Noruega e na Bulgária e Liechtenstein ao nível do primeiro ciclo.
Nos restantes países, excepto no Reino Unido, a retenção é permitida por legislação, mas existem alguns limites à sua utilização, como a progressão automática nos primeiros anos da escola ou um limite do número de vezes que um aluno pode repetir o mesmo ano de escolaridade.

“Progresso insuficiente é em todos os casos a principal razão para que um aluno seja retido. No entanto, em alguns países, outros critérios como as faltas e o comportamento podem ser tidos em consideração”, acrescenta.

Por outro lado, a Comissão Europeia verificou que na maioria dos países analisados a maior influência nessa decisão é a dos professores, enquanto a opinião dos encarregados de educação têm um papel menor.

Por outro lado, nos países onde é atrasada a entrada de alunos no ensino obrigatório por falta de maturidade e desenvolvimento, acaba por se verificar igualmente a retenção.

Em Portugal, a idade é o único critério de admissão de um aluno no ensino obrigatório e a retenção é proibida do 1.º para o 2.º ano do 1.º ciclo do ensino básico.
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February 11, 2011

Print me a Stradivarius

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Print me a Stradivarius

How a new manufacturing technology will change the world

THE industrial revolution of the late 18th century made possible the mass production of goods, thereby creating economies of scale which changed the economy—and society—in ways that nobody could have imagined at the time. Now a new manufacturing technology has emerged which does the opposite. Three-dimensional printing makes it as cheap to create single items as it is to produce thousands and thus undermines economies of scale. It may have as profound an impact on the world as the coming of the factory did.

It works like this. First you call up a blueprint on your computer screen and tinker with its shape and colour where necessary. Then you press print. A machine nearby whirrs into life and builds up the object gradually, either by depositing material from a nozzle, or by selectively solidifying a thin layer of plastic or metal dust using tiny drops of glue or a tightly focused beam. Products are thus built up by progressively adding material, one layer at a time: hence the technology’s other name, additive manufacturing. Eventually the object in question—a spare part for your car, a lampshade, a violin—pops out. The beauty of the technology is that it does not need to happen in a factory. Small items can be made by a machine like a desktop printer, in the corner of an office, a shop or even a house; big items—bicycle frames, panels for cars, aircraft parts—need a larger machine, and a bit more space.

At the moment the process is possible only with certain materials (plastics, resins and metals) and with a precision of around a tenth of a millimetre. As with computing in the late 1970s, it is currently the preserve of hobbyists and workers in a few academic and industrial niches. But like computing before it, 3D printing is spreading fast as the technology improves and costs fall. A basic 3D printer, also known as a fabricator or “fabber”, now costs less than a laser printer did in 1985.

A technological change so profound will reset the economics of manufacturing. Some believe it will decentralise the business completely, reversing the urbanisation that accompanies industrialisation. There will be no need for factories, goes the logic, when every village has a fabricator that can produce items when needed. Up to a point, perhaps. But the economic and social benefits of cities (see article) go far beyond their ability to attract workers to man assembly lines.

Others maintain that, by reducing the need for factory workers, 3D printing will undermine the advantage of low-cost, low-wage countries and thus repatriate manufacturing capacity to the rich world. It might; but Asian manufacturers are just as well placed as anyone else to adopt the technology. And even if 3D printing does bring manufacturing back to developed countries, it may not create many jobs, since it is less labour-intensive than standard manufacturing.

Just as nobody could have predicted the impact of the steam engine in 1750—or the printing press in 1450, or the transistor in 1950—it is impossible to foresee the long-term impact of 3D printing. But the technology is coming, and it is likely to disrupt every field it touches. Companies, regulators and entrepreneurs should start thinking about it now. One thing, at least, seems clear: although 3D printing will create winners and losers in the short term, in the long run it will expand the realm of industry—and imagination.

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Diigo e Google docs - partilhar e colaborar para aprender

Um trabalho muito interessante de Teresa Pombo (http://profteresa.net/)

February 10, 2011

O portal dos 1001 livreiros

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ara breve está marcada a abertura do portal 1001libraires (1001livreiros), que agrupa as livrarias francesas independentes.

Uma das vantagens vai ser a possibilidade de se saber em que livraria, próxima do local onde nos encontramos, está disponível para venda determinada obra. Será possível reservar o livro através da Internet e ir buscá-lo duas horas depois à livraria seleccionada. As obras em formato digital que estão à venda no portal (cerca de 80 mil títulos) estarão também disponíveis nos “sites” individuais de todos os livreiros e livrarias que aderiram ao projecto. O portal servirá também de rede social, onde os leitores são aconselhados pelos livreiros, como acontece nas livrarias tradicionais, e também podem deixar opiniões sobre os livros que vão lendo. Estará disponível a agenda das livrarias, com as actividades e os lançamentos, e cada leitor poderá criar o seu próprio perfil com os autores favoritos, a agenda, os conselhos personalizados dos livreiros, etc. Por fim, será lançada a edição online M@gazette. Já estão disponíveis alguns vídeos. Num deles (“Digitales, l’émission du livre numérique”), apresentado por Hervé Bienvault, discutese o papel das livrarias independentes no mercado do livro digital. Em que é que os livreiros independentes franceses acreditam? Acreditam que a união faz a força.

No Twitter

@1001libraires

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Moving From WordPress.com to WordPress.org

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Moving From WordPress.com to WordPress.org

Mashable's Christina Warren walks through the process of migrating a blog on WordPress.com to WordPress.org.

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What Are the Skills of Tomorrow’s Journalist? [VIDEO]

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As part of Social Media Week, Mashable hosted its fifth NextUp NYC educational series event Tuesday evening at 92YTribeca with a smart group of panelists exploring emerging skills of tomorrow's journalists.

The event included networking, an announcement of Mashable Follow, and a panel conversation with journalists. Discussions touched on the continuing evolution of technology and its affect on the journalism industry as well as how journalists can better train themselves and improve their skills. For those that missed the event, Mashable's David Alexander Patrick, produced the video above, with highlights from the event.

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February 9, 2011

Forgive Me, Father, for I Have Linked

«Nothing is sacred anymore, even the sacred. And even that most secret ritual of the Roman Catholic faith, the veiled black confessional box. (...) With the help of two priests, three young Catholic men from South Bend, Ind., have developed an iPhone app to guide Catholics through — and if they are lapsed, back to — confession.»
- MAUREEN DOWD, colunista do The New York Times
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Forgive Me, Father, for I Have Linked
Our Father, who art in pixels,
linked be Thy name,
Thy Web site come, Thy Net be done,
on Explorer as it is on Firefox.
Give us this day our daily app,
and forgive us our spam,
as we forgive those
who spam against us,
and lead us not into aggregation,
but deliver us from e-vil. Amen.

Nothing is sacred anymore, even the sacred. And even that most secret ritual of the Roman Catholic faith, the veiled black confessional box.

Once funeral homes began live-streaming funerals, it was probably inevitable. But now confessions are not only about touching the soul, but touching the screen.

With the help of two priests, three young Catholic men from South Bend, Ind., have developed an iPhone app to guide Catholics through — and if they are lapsed, back to — confession.

It shot to global success, ranking No. 42 on the best-selling app list, according to iTunes.

The trio got the idea, surprisingly, from the pope.

Once upon a time in Second Life...

... um grupo de portugueses criou uma réplica dos Viveiros do Jardim da Cascata do Palácio de Belém.

Um desses portugueses foi Paulo Fernandes (http://geniusbikcin.blogspot.com/)


February 8, 2011

Vook = Video + Book

O termo surgiu em 2009, para designar um produto que associa texto (book), vídeo e redes sociais. Hoje é possível encontrar vários títulos em vook.com, que podem ser adquiridos e descarregados usando iPhone, iPod, iBook, Kindle, iPad ou um vulgaríssimo browser. Estaremos perante o futuro dos e-books?

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February 6, 2011

Estudo caracteriza perfis de ciberpredadores

Para além de ficarmos a perceber melhor como se comportam os ciberpredadores, o estudo alerta também para o comportamento de alguns jovens nas redes sociais:

«Outro dado preocupante deste estudo, que resultou de uma colaboração entre universidades do Reino Unido, Bélgica, Itália e Noruega, é que muitos jovens comportam-se online de uma forma que pode ser encarada como “sexualmente provocadora”, sem perceberem os riscos que correm, alertam os investigadores dando o exemplo do tipo de fotos muitas vezes colocadas nos perfis das redes sociais.»

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Ao contrário do que tem sido defendido, nem todos os predadores sexuais se comportam da mesma forma enquanto navegam na Internet, existindo pelo menos três tipos distintos de perfis, conclui o European Online Grooming Project.



Os primeiros resultados deste estudo europeu, feito a partir de entrevistas a ciberpredadores condenados no Reino Unido, Bélgica, Itália e Noruega, apontam para três tipos de comportamento diferenciado: o "Attachment Distorted", "Adaptable Offender" e "Hyper-Sexual".
“Estas novas evidências são um alerta para a urgência de que é preciso fazer mais para ajudar a que os jovens permaneçam online seguros”, dizem os investigadores. Stephen Webster, um dos responsáveis pela análise, refere que a adopção por partes das redes sociais de estratégias como o botão de pânico e o trabalho que está a ser feito para aumentar a consciencialização dos jovens sobre os riscos online é excelente, “mas este estudo indica que a abordagem generalizada já não é suficiente”.
Relativamente aos perfis definidos, os predadores do tipo Attachment Distorted acreditam que estão num relacionamento romântico e consentido com a criança, não usam imagens indecentes e não tentam esconder sua identidade. Este tipo de "groomer" (como são denominados em inglês os “aliciadores”) tende a passar muito tempo a socializar online com a vítima, para conhecê-la melhor antes de marcar um encontro pessoal.
Os Adaptable Offenders na maioria das vezes recorrem a identidades diferentes online, adaptando o seu estilo ao da criança com que estão em contacto. Encaram as vítimas que aliciam como sexualmente maduras e podem ou não utilizar imagens indecentes. Os encontros pessoais também podem ou não ser tentados.

Já os predadores do tipo Hyper-Sexual têm tendência para coleccionar quantidades enormes de imagens impróprias de crianças, mantendo-se em contacto com outros aliciadores online e apresentam pouco interesse em encontrar-se pessoalmente com a sua vítima. São igualmente características deste perfil a utilização de entidades diferentes e de perfis online sexualmente explícitos e o contacto rápido com a vítima.
Outro dado preocupante deste estudo, que resultou de uma colaboração entre universidades do Reino Unido, Bélgica, Itália e Noruega, é que muitos jovens comportam-se online de uma forma que pode ser encarada como “sexualmente provocadora”, sem perceberem os riscos que correm, alertam os investigadores dando o exemplo do tipo de fotos muitas vezes colocadas nos perfis das redes sociais.
Depois do estudo, o objectivo do European Online Grooming Project passa pelo desenvolvimento de um conjunto de recomendações sobre segurança online, tendo em conta as novas conclusões.



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Mais computadores portáteis; menos acesso à Internet

Apesar da elevada taxa de incidência de computadores portáteis entre os jovens portugueses, o acesso à Internet por parte deste grupo etário no nosso país continua a ser um dos mais baixos da UE.

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Portugal é o país europeu com mais crianças sem acesso à Internet, de acordo com mais um dado retirado do estudo EU Kids Online 2. A conclusão contrasta com a da taxa de incidência de computadores portáteis entre os jovens portugueses, por sua vez a mais alta da Europa (65%).



Na Noruega, por exemplo, as contas são ao contrário, sendo que, apesar de ser dos países onde as crianças mais têm acesso à Internet, são muito poucas as que têm um computador portátil. A média europeia situa-se nos 25%.
As taxas de utilização em Portugal justificam-se, segundo Cristina Ponte, coordenadora nacional da análise, em declarações à TSF, pela criação dos programas governamentais e-escolinha e e-escola, que prevêem a distribuição de computadores nas escolas do primeiro, segundo e terceiro ciclos e ensino secundário.
Os dados agora apresentados juntam-se a outros que entretanto têm vindo a ser divulgados relativamente ao mesmo estudo, como, por exemplo, que os portugueses se encontram menos expostos a ameaças como o bullying, pornografia, mensagens de cariz sexual ou contacto com desconhecidos.
Apenas sete por cento dos jovens portugueses afirmaram já se terem sentido incomodados ou perturbados quando navegavam na Internet. A média europeia é de 12 por cento.
Os dados do EU Kids Online 2 mostram também que Portugal é um dos países onde mais crianças e jovens declaram já ter sentido "bastantes vezes" que faziam um uso excessivo da Internet.
O EU Kids Online 2 baseou-se em inquéritos feitos durante a Primavera de 2010, a 25 mil crianças europeias entre os 9 e os 16 anos, e a um dos seus pais, em 25 países europeus.



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February 4, 2011

Adolescentes, os seus amigos e as más decisões

Já pensou porque será que bons miúdos tendem a tomar más decisões quando estão com os amigos? Tara Parker-Pope, colunista do The New York Times, responde à questão com base na mais recente investigação sobre este tema. Um interessante artigo que certamente interessará a pais e educadores.
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Teenagers, Friends and Bad Decisions

Why do otherwise good kids seem to make bad decisions when they are with their friends? New research on risk taking and the teenage brain offers some answers.
In studies at Temple University, psychologists used functional magnetic resonance imaging scans on 40 teenagers and adults to determine if there are differences in brain activity when adolescents are alone versus with their friends. The findings suggest that teenage peer pressure has a distinct effect on brain signals involving risk and reward, helping to explain why young people are more likely to misbehave and take risks when their friends are watching.
To test how the presence of peers influences risk taking, the researchers asked 14 young teenagers (ages 14 to 18), 14 college students and 12 young adults to play a six-minute video driving game while in a brain scanner. Participants were given cash prizes for completing the game in a certain time, but players had to make decisions about stopping at yellow lights, and being delayed, or racing through yellow lights, which could result in a faster time and a bigger prize, but also meant a higher risk for crashing and an even longer delay. The children and adults played four rounds of the game while undergoing the brain scan. Half the time they played alone, and half the time they were told that two same-sex friends who had accompanied them to the study were watching the play in the next room.
Among adults and college students, there were no meaningful differences in risk taking, regardless of  whether friends were watching. But the young teenagers ran about 40 percent more yellow lights and had 60 percent more crashes when they knew their friends were watching. And notably, the regions of the brain associated with reward showed greater activity when they were playing in view of their friends. It was as if the presence of friends, even in the next room, prompted the brain’s reward system to drown out any warning signals about risk, tipping the balance toward the reward.
“The presence of peers activated the reward circuitry in the brain of adolescents that it didn’t do in the case of adults,” said Laurence Steinberg, an author of the study, who is a psychology professor at Temple and author of “You and Your Adolescent: The Essential Guide for Ages 10 to 25.” “We think we’ve uncovered one very plausible explanation for why adolescents do a lot of stupid things with their friends that they wouldn’t do when they are by themselves.”
Dr. Steinberg notes that the findings give a new view of peer pressure, since the peers in this experiment were not even in the same room as the teenager in the scanner.
“The subject was in the scanner, so the friends were not able to directly pressure the person to take chances,” Dr. Steinberg said. “I think it’s helpful to understand because many parents conceive of peer pressure as kids directly coercing each other into doing things. We’ve shown that just the knowledge that your friends are watching you can increase risky behavior.”
Dr. Steinberg notes that the brain system involved in reward processing is also involved in the processing of social information, explaining why peers can have such a pronounced effect on decision making. The effect is believed to be especially strong in teenagers because brain changes shortly after puberty appear to make young people more attentive and aware of what other people are thinking about them, Dr. Steinberg said.
The study results are borne out in real-world data that show teenagers have a much higher risk of car accidents when other teenagers are in the car. More study is needed to determine if the effect shown in the game study is the same when teenagers are in the presence of an opposite-sex friend or romantic interest. In the study, there were no meaningful differences in risk taking among boys and girls. However, some real-world driving data suggests that teenage boys take more risks behind the wheel when one or more boys are in the car, but drive more carefully if they are with a girlfriend.
For parents, the study data reinforce the notion that groups of teenagers need close supervision.
“All of us who have very good kids know they’ve done really dumb things when they’ve been with their friends,” Dr. Steinberg said. “The lesson is that if you have a kid whom you think of as very mature and able to exercise good judgment, based on your observations when he or she is alone or with you, that doesn’t necessarily generalize to how he or she will behave in a group of friends without adults around. Parents should be aware of that.”
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Portugal é o país da União Europeia onde mais jovens têm computador portátil

E é também o país onde mais jovens acedem à Internet sem qualquer supervisão, correndo todos os riscos associados a este comportamento.



Este estudo, apresentado na Universidade Nova, é mais um alerta para os riscos da iliteracia digital: «É necessário um olhar particular para os familiares adultos que estão arredados do acesso e uso da Internet.»

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Portugal é o país da União Europeia onde mais jovens têm computador portátil e mais acedem à Internet a partir do quarto, um comportamento que os expõe a riscos, como acesso a sites impróprios ou conversas com desconhecidos.
Estes dados constam de um estudo europeu, hoje apresentado na Universidade Nova em Lisboa, que alerta também para a falta de competências das crianças para a utilização da Internet e dos próprios educadores para as acompanhar e ensinar.

Segundo o estudo, baseado num inquérito realizado em 25 países europeus, Portugal lidera nas crianças com portáteis, 65 por cento, contra 24 por cento da média europeia.

Ana Nunes de Almeida, investigadora do Instituto de Ciências Sociais, assinalou que “Portugal entrou tarde na modernidade, mas a penetração da Internet nos lares portugueses foi vertiginosa”.

Mas a maior preocupação prende-se com a tendência de utilização do computador no quarto, outro aspecto em que Portugal lidera, com 67 por cento, contra os 49 por cento europeus.

Ana Nunes de Almeida sublinha o paradoxo: os pais querem tirar as crianças da rua para as protegerem dos perigos e dos predadores e “fecham-nas em ‘playgrounds’ digitais onde as crianças fazem a viagem que lhes apetece pelo mundo virtual infindável”.

“Será um sinal de individualização e autonomia concedida pelos pais ou o resultado do fosso geracional brutal que há em Portugal em que os pais são excluídos?”, questiona, mostrando-se inclinada a acreditar na segunda opção.

Rita Espanha, investigadora do ISCTE, concordou com a teoria do fosso geracional, lembrando que há um elevado número de crianças que são as únicas utilizadoras de Internet em casa.

Este é um problema que conduz a outro: a falta de formação dos pais. Como frisou Rita Espanha, a pouca formação dos educadores leva-os a associar a utilização da Internet ao trabalho escolar e aceitam a sua utilização no quarto.

“São pais que não sabem controlar, nem como controlar, e o domínio é das crianças”, afirmou.

Graça Simões, da UMIC, agência para a sociedade do conhecimento, considera que importa “controlar”, não no sentido de proibir, mas de “orientar o uso”, tal como se faz para ensinar a atravessar as estradas.

“O mais importante é fazer um esforço visando a população em geral, familiares e professores. É necessário um olhar particular para os familiares adultos que estão arredados do acesso e uso da Internet. Temos que olhar para esta população como educadores e não fechar a área de intervenção olhando só para as crianças”, afirmou.

A formação foi, aliás, a tónica dominante do debate, com a coordenadora nacional do estudo, Cristina Ponte, a lembrar que o programa Magalhães teve um papel de peso no acesso das crianças ao computador e à Internet, mas que “a aquisição de conhecimentos foi desvalorizada”.

“É preciso transformar o acesso em conhecimento. O conhecimento não brota naturalmente das teclas. A utilização das crianças é fundamentalmente facebook, jogos e busca e cópia de informação para os trabalhos de casa”, declarou a investigadora, destacando a necessidade de “puxar as crianças para a informatização”.

Como exemplos refere uma utilização da Internet mais criativa, construtiva e de escrita, como por exemplo a criação de um blog.
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February 2, 2011

Google Art Project III - Behind the Scenes

Uma visão dos bastidores deste fantástico projecto. :)


Google Art Project II - Visitor Guide

Um projecto com esta qualidade precisava de um guia de visitante assim. :)


Google Art Project I

«Explorar museus de todo o Mundo, descobrir e visualizar centenas de obras de arte com incríveis níveis de zoom e até criar e partilhar a nossa própria colecção de obras-primas» são as promessas deste projecto da Google, que aplica a tecnologia associada ao Google Earth para obter imagens no interior de conhecidos museus e galerias.



Os níveis de zoom são realmente incríveis: em muitos casos, permitem observar até o detalhe da craquelure. =)

Avatars might serve therapeutic purposes

It's not news but it's still interesting.

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Our Imaginary, Hotter Selves

Avatars might serve therapeutic purposes, helping those with social phobia become more confident.

Anyone who has ever had a bad hair day, when looking like a latter-day Medusa makes you feel cranky and antisocial and plodding, can sympathize with the Oakland Raiders—and not because the players get helmet hair. The Raiders alternated between mostly black and mostly white uniforms, depending on whether they were playing at home or away. Knowing that appearance affects people's mood and outlook, psychologists wondered whether uniform color influenced the Raiders' aggressiveness. Using data from the 1970s and 1980s, they found that the team racked up way more penalty yards—a measure of aggression—when they wore black than when they wore white, for infractions both minor (encroachment) and major (roughing the kicker). The pattern held even when the scientists took into account different conditions and styles of play at home and away. But while the 1988 finding has become a classic in psychology, the explanation remains controversial. Do referees, because of black's cultural baggage, see black-clad players as meaner and badder than those in, say, baby blue? Or does wearing black make players see themselves as tougher and meaner—and therefore cause them to play that way?

Jeremy Bailenson and Nick Yee of Stanford University had this and other classic studies in mind when they started wondering about the effect of being able to alter one's appearance. They weren't going to study wardrobe choices, however. Their quarry is avatars, digital representations of players in such games as Second Life. "Your physical appearance changes how people treat you," says Bailenson. "But independent of that, when you perceive yourself in a certain way, you act differently." He and Yee call it "the Proteus effect," after the shape-changing Greek god. The effect of appearance on behavior, they find, carries over from the virtual world to the real one, with intriguing consequences.

In one Stanford study, volunteers were assigned avatars who ranged from attractive to plain. It is one of life's inequities that the world sees attractive people as possessing a long list of desirable traits, including honesty, generosity and kindness. Perhaps as a result, people judged attractive are more self-confident than ugly ducklings, and so tend to be extroverted. Using a virtual-reality headset, the volunteers—actually, their avatars—walked across a room to interact with another avatar. Those with attractive avatars got within three feet of the stranger; those with homely ones kept almost six feet away. How much "personal space" one needs is inversely proportional to self-confidence, which having an attractive avatar increases. When the stranger asked the players to "tell me a little about yourself," good-looking avatars revealed more: feeling attractive increases self-esteem and therefore friendliness.

The Proteus effect spilled into the real world. After their virtual-reality session, players were shown photos from an online dating site and asked to pick those who "would be interested in you." Players who had been assigned attractive avatars picked more-attractive candidates than did players (of equal pulchritude in real life) who had been represented as homely avatars. Male players were also asked to enter personal information for an online dating site. In this situation men routinely inflate their height by an average of one inch. But those who had had an attractive avatar told the truth.

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Tradução automática

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