March 22, 2013

Nave Especial: Prémio para Histórias Digitais Ilustradas

O prazo para envio de trabalhos termina no dia 30 de Junho de 2013.
Este prémio é uma iniciativa da Pato Lógico Edições em parceria com a Biodroid Entertainment.

Conversor Ortográfico da Porto Editora



O Conversor do Acordo Ortográfico da Porto Editora é uma ferramenta gratuita que possibilita a adaptação à nova ortografia.
Para além de permitir a conversão de texto adicionado directamente no site, esta ferramenta oferece igualmente a possibilidade de converter documentos que se encontrem em formato Word.

Útil para todos aqueles que, por razões académicas ou profissionais, têm de aplicar a ortografia prescrita pelo Acordo Ortográfico de 1990, comummente designado 'novo AO'.

Disponível em: http://www.portoeditora.pt/acordo-ortografico/conversor-texto/


March 21, 2013

Utilizadores de Firestorm: preparados para a introdução de SSB no Second Life?

A questão da introdução do SSB é especialmente importante para quem usa o Second Life com o viewer Firestorm (e muito provavelmente também para aqueles que usam outros third party viewers).



Recentemente, uma das reuniões semanais da VWER - Virtual Worlds Education Roundtable contou com a presença de Jessica Lyons (avatar à esquerda, na imagem), uma das responsáveis pelo Firestorm, que nos falou sobre as implicações que as alterações introduzidas pelo Project Shining da LL terão na forma como utilizamos o SL, e que cada vez mais afasta este mundo virtual da tecnologia OpenSim.

Um dos assuntos mais debatidos foi a nova forma de renderização dos avatares - Server Side Baking (SSB) - que poderá tornar muito complicada a visualização/utilização do SL com viewers que não tenham aderido ao SSB.

Basicamente, os avatares dos utilizadores com viewers sem SSB ficarão com aspecto estranho, para os próprios e para os outros também. A imagem seguinte permite ficar com uma ideia da deficiente renderização dos avatares:

Fonte da imagem: http://blog.nalates.net/nalates/wp-content/uploads/2013/02/ssbexample-276x435.jpg

A introdução do SSB no SL ainda não tem uma data concreta (alegadamente, a resposta da LL tem sido «em breve»), mas espera-se que ocorra até ao final de Abril.

A equipa do Firestorm tem estado a trabalhar na integração deste novo código. Infelizmente, a tarefa parece ser bastante complexa e propensa a inúmeros bugs.

De acordo com o que foi dito na reunião, esta situação afectará apenas o Second Life. A renderização dos avatares em mundos virtuais suportados por tecnologia OpenSim continuará a fazer-se como actualmente.

A transcrição do chat da reunião deverá ficar disponível no site da VWER dentro de alguns dias.

Fica dado o alerta. Esperemos que a comunidade lusófona que utiliza este mundo virtual não seja apanhada de surpresa...

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Mais sobre este assunto [em inglês], no fórum do website oficial do Second Life:
http://community.secondlife.com/t5/General-Discussion-Forum/The-Impact-Of-Server-Side-Baking/td-p/1891021

10 ferramentas para identificar plágio online

Tania Chotón Ramírez (http://www.clasesdeperiodismo.com) compôs uma lista de 10 ferramentas que permitem detectar plágio online:


Dicas de elearning design e templates gratuitos

Tom Kuhlmann volta a partilhar a sua experiência e alguns dos seus recursos.




Second Life: tutorial sobre as funcionalidades de comunicação do novo viewer oficial [em inglês]



Nota: o facto de ser em vídeo facilita a compreensão mesmo daqueles que não dominam o inglês.

March 20, 2013

Mundos Virtuais: Linda Kellie não irá disponibilizar mais conteúdos gratuitos

Imagem de um OAR criado por Linda Kellie
Em comunicado recentemente publicado, Linda Kellie Henson afirmou que não irá disponibilizar novos conteúdos gratuitos nos seguintes websites:
www.LindaKellie.comwww.Zoomtada.com e www.NoStringsArt.com.

A conhecida criadora de conteúdos gratuitos para mundos virtuais suportados por tecnologia OpenSim assegurou, no entanto, que todos os itens actualmente disponíveis para download gratuito serão mantidos online, com o mesmo tipo de licença que tinham até agora - i.e. utilização gratuita sem quaisquer restrições.

De acordo com o texto do comunicado, a decisão de Linda Kellie prende-se com um elevado número de ataques pessoais por parte de pessoas que condenam o seu trabalho sem fins lucrativos.


Aprendizagem com recurso a avatares e ambientes virtuais: quais as vantagens da sua utilização? [artigo em inglês]

by Garry Falloon*
British Journal of Educational Technology Vol 41 No 1 2010

Summary and conclusion

Whilst acknowledging the limitations of this small scale study in terms of its ‘generalisabilty’, initial data suggests that when an inquiry learning model is combined with the use of avatar-based virtual environments for the presentation of unit outcomes, a powerful, motivating, and educationally valuable learning opportunity can be created for students. The important elements of this include the identification of a ‘real world’ context upon which the inquiry can be based (and outcomes communicated), the adoption of student-led approaches to the identification of questions or problems to be investigated, the use of collaborative small group or pair structures in the development of outcomes, and the availability of flexible and ‘customisable’ software which best affords the opportunity to communicate outcomes in a way (and using content) suited to intended audiences. Within such an approach, data again suggests that clear opportunities exist for students to further their capabilities in the competencies of Thinking and Relating to others (Ministry of Education, 2007). However, the study also indicates that the extent to which this can occur is reliant upon the pedagogical approach and stance of the teacher in terms of their views on ‘ownership’ of learning, and their adoption of organisational structures such as collaborative groupings.

* Dr. Garry Falloon is a Senior Lecturer in the Department of Professional Practice in the School of Education at the University of Waikato. He is also the head of research for the Microsoft Partners in Learning programme in New Zealand. His present research explores student use of Digital Learning Objects in supporting key competency goals from the New Zealand Curriculum framework (2007), and student work practices in digital classroom environments.


Peanut Gallery: digital storytelling com clips de filmes mudos

A PEANUT GALLERY permite adicionar legendas a clips de velhos filmes mudos, através de uma aplicação do Google Chrome, a Web Speech API, que transforma em texto aquilo que o utilizador diz usando o microfone do computador. Este clips podem, depois, ser partilhados na Web, através das principais redes sociais.


Esta nova 'experiência Chrome' poderá revelar-se interessante para alguns projectos de digital storytelling.

Quando a inspiração precisa de um 'Dribbble'



"Em que é que estás a trabalhar?" Dribbble é uma comunidade de designers que responde a essa questão todos os dias. Web designers, designers gráficos, ilustradores, criadores de ícones, criadores de fontes, designers de logos, e outros criativos partilham pequenos screenshots que mostram os seus trabalhos, processos criativos, e projectos actuais.

Dribbble é um website interessante para quem gosta de partilhar o seu trabalho, mas igualmente para aqueles que procuram inspiração, ou um parceiro para um projecto de digital storytelling.

Ilustração de Hélder Oliveira 

Saber do Trabalho, Aprendizagem Situada e Ensino Técnico

Saber do Trabalho, Aprendizagem Situada e Ensino Técnico

Jarbas Novelino Barato
Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); mestre em Tecnologia Educacional pela San Diego State University (SDSU); pesquisador independente na área de Trabalho e Educação. 

 B. Téc. Senac: a R. Educ. Prof., Rio de Janeiro, v. 37, nº 3, set./dez. 2011.
Este artigo examina questões epistemológicas à luz dos saberes no trabalho. Utiliza narrativas de casos acontecidos com trabalhadores experientes e faz referência a estudos sobre a natureza do saber técnico. Analisa o status epistemológico da técnica, recorrendo à proposta de Ryle, e a aprendizagem situada, com base nas investigações de Lave e Wenger. Na conclusão, sugere que o ensino técnico deve olhar com interesse para os saberes que se estruturam no interior das atividades produtivas e nos modos de aprender em comunidades de prática.

Palavras-chave: Epistemologia; Saber no Trabalho; Ensino Técnico; Comunidades de Prática; Aprendizagem Situada

Disponível em: http://www.senac.br/BTS/373/artigo2.pdf

Tradução automática

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